quarta-feira, 20 de abril de 2011

Sétima arte também será tema de oficina

"A oficina do dia 21 comprova que o nome II Encontro de Cultura e Comunicação é bastante apropriado. 
Há  formação e informação, mas, principalmente, existe encontro e uma oportunidade compartilhar ideias. Neste dia, Victor Folquening falará sobre diferentes formas de descrever a experiência estética do cinema e as transformações da crítica em função dos novos formatos."


Por Patrícia Meyer
Coordenadora do II Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR

Esta é 22ª vez que inicio este texto. Vou explicar o motivo de tantos “deletes”. Tirei o dia para escrever sobre a oficina do professor Victor Folquening. Será dia 21 de maio, sábado, a partir das 9h30. Tema: Crítica de Cinema. Como eu gostaria de poder parar aqui. Assim, minha colega de jornalismo Paula Padilha não teria motivos para me criticar. Muito menos uma de minhas alunas, Bruna Pacheco ou a competente assessora de Comunicação do IFPR, Juliana Motta. Especialmente, não teria qualquer chance de colocar defeitos neste texto o professor Victor Folquening, mestre de todas nós em sua carreira docente.

Professor e jornalista Victor Folquening.
Foto retirada do site da Unibrasil. 



Estive acostumada por quatro longos anos a escrever e passar pelo seu crivo. Mais de uma década depois fico me perguntando como é possível reviver tão intensamente aquela sensação de insegurança. Mentira. Naquela época, escrevíamos o que dava na telha, sem muita preocupação com estilo, apenas para cumprir o prazo, embora ele sempre dissesse que deveríamos desenvolver o nosso jeito de escrever. A verdade é que desde o momento em que a universidade matou meu texto (aquele dos cadernos de poesias e diários cheios de paixão juvenil) eu nunca mais o recuperei. Chego a minha terceira especialização buscando o texto perdido. Pobre Folquening, falhou comigo. Também falhou quando dizia: “Patrícia, não acredite em propaganda de margarina. Deixe de agir como a Pollyana e seu jogo do contente”. Virei professora e mesmo assim ainda jogo. Sei, portanto, que este texto não será do agrado do mestre. Muito sentimentalismo para quem me mandava ler Camus e aprender alguma coisa.

A oficina do dia 21 comprova que o nome II Encontro de Cultura e Comunicação é bastante apropriado. Há formação e informação, mas, principalmente, existe encontro e uma oportunidade de compartilhar ideias. Neste dia, Victor Folquening falará sobre diferentes formas de descrever a experiência estética do cinema e as transformações da crítica em função dos novos formatos. Além de falar sobre a sétima arte, a atividade trará a oportunidade de que os participantes debatam suas ideias com um dos mais inteligentes jornalistas que já conheci. Com sorte, serão brindados com a história do “bruxo” de Guaragi

Nenhum comentário:

Postar um comentário