sexta-feira, 8 de abril de 2011

O porquê de organizar eventos como o Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR

Por Patrícia Meyer, professora do IFPR e coordenadora do Encontro de Cultura e Comunicação

Alguns amigos me perguntam insistentemente o motivo pelo qual teimo em promover eventos gratuitos, com auxílio de estudantes e voltados para estes estudantes. 

Foi assim em 2009 e 2010 na Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) em que, juntamente com alunos do curso de Tecnologia em Comunicação Institucional, organizamos a mesa redonda "Na prática da comunicação: Relacionamento entre jornalistas e assessores de imprensa" e, em seguida, o "VII Encom" sobre "Comunicação Pública: Polêmica e Construção da Cidadania". Em dezembro de 2010 foi a vez do I Encontro de Cultura e Comunicação, com irrestrito apoio dos alunos que cursam Técnico em Eventos e Produção de Áudio e Vídeo. Este é o evento que se repete agora, entre os dias 19 e 21 de maio de 2011.

A promoção destes eventos, buscando um nível profissional de organização mesmo sem dispor recursos financeiros, é sempre um desafio. Ser responsável pela gestão de equipes de trabalhos compostas por 40 alunos não é uma tarefa simples. Entretanto, a teimosia se deve à convicção de que estes eventos têm contribuído para suscitar reflexões sobre aspectos fundamentais na área da comunicação. Além disso, são oportunidades ímpares de reunir profissionais e docentes de diferentes instituições, com bagagens e experiências de vida que precisam ser difundidas. 

A principal razão para seguir em frente com estas atividades é o "sim" sincero que recebemos a cada convite. Assim, esta empreitada por uma melhor comunicação e pela valorização da arte, cultura e cidadania não é apenas minha, mas um compromisso coletivo assumido por profissionais como: Carolina Cattani, Lara Sfair, Everson Mizga, Daliane Nogueira, Marcio Miranda, Suzane Gatzel, Cynthia Schneider, Juciane Branco, Rachel Bragatto, Tiago Costa Maia, Maria Rafart, Gisah Batista, Elson Faxina, Luiz Andrioli, Maria Christina Andrade Vieira, Flávia Bespalhok, Diana Moro, Marcelo Stein e Erik Feitosa. Em 2011, juntam-se a este seleto time os já confirmados Ricardo Sabbag, Luis Bourscheid, Mario Messagi, Victor Folquening, Bruna Rasmussen e Isis Tavares. Sem contar com Cássia Gomes, Luiz Vilela, Renata Ortega e Fabio Souza que sempre estão enfrentando este desafio comigo. Cada uma destas pessoas é um motivo pelo qual faz sentido manter a teimosia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário