quinta-feira, 21 de abril de 2011

Falar bem: uma habilidade que precisa ser aprimorada


No dia 19 de maio, logo após a abertura do II Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR serão realizadas cinco mini-oficinas (2 h/a). Dentre elas uma temática bastante tradicional: a oratória. 

O tema foi sugerido pelos alunos que cursam o terceiro semestre do curso Técnico de Administração e que terão que apresentar o trabalho de conclusão neste ano. Como afirma a professora Tatiani Daiana de Novaes, a boa oratória é essencial para todos os profissionais, independente de suas carreiras. É essencial para as negociações, apresentações de projetos, entrevistas, no momento de pedir uma promoção e no marketing pessoal. Tatiani também destacará na oficina que a maneira de dizer, ou seja, a expressão corporal, a entonação e até mesmo as pausas, são tão importantes quanto o conteúdo do que se está dizendo. 

Fonte: google.com




Falar bem é uma preocupação antiga das pessoas e cada vez mais as escolas têm se preocupado em desenvolver esta habilidade nos alunos desde o ensino fundamental. O que era visto como um dom, algo intrínseco, cada vez é considerado uma capacidade que precisa ser aprimorada. Afinal, temos inseguranças, manias e vícios de linguagem que  interferem e prejudicam a comunicação que estabelecemos com os outros e com o mundo. Nada mais óbvio do que diagnosticá-los e corrigi-los, não é? Tudo por uma comunicação mais eficiente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário