domingo, 8 de maio de 2011

Redes sociais são tema de bate papo no dia 21, sábado, no II Encontro de Cultura e Comunicação

Após o último post publicado sobre o bate papo sobre Redes Sociais do II Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR que será dia 21 de maio, sábado, às 9h30, no auditório do Instituto (João Negrão, 1285, 1° andar). Tomamos um "puxão de orelha" porque as figuras ilustrativas do post não continham o orkut. O orkut ainda é um fenômeno de popularidade no Brasil (e na Índia), embora o crescimento acelerado do Facebook nos últimos anos tenha ofuscado um pouco seu brilho e com certeza será mencionado por Bruna Rasmussen, Fernanda Musardo e Renato Sabai que participarão da mesa redonda.




Redes sociais são um espaço virtual onde existe relações (afetivas, profissionais...) entre os usuários que compartilham interesses em comum. Elas são atraentes em nossa sociedade atual por algumas características como a possibilidade de interação, auto-expressão, entretenimento e livre acesso. 


Na mesa redonda do dia 21 de maio, no II Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR,  várias temáticas poderão ser contempladas, afinal, o espaço será aberto para perguntas, mas dentre os temas que serão discutidos estão os motivos pelos quais as organizações devem estar nas redes sociais, o novo consumidor e a influência das redes sociais na decisão de compra e de que forma as redes sociais influenciam ou estão relacionadas a novos hábitos sociais e culturais.

Confira curiosidades e informações básicas sobre as redes sociais mais famosas no Brasil...


ORKUT .:.Criado por Orkut Buyukokkten, ex-aluno da Universidade de Stantford e lançado pelo Google em janeiro de 2004, o software é uma espécie de conjunto de perfis de pessoas e suas comunidades. Nele é possível cadastrar-se e colocar fotos e preferências pessoais, listar amigos e formar comunidades. Os indivíduos são mostrados como perfis, é possível perceber suas conexões diretas (amigos) e indiretas (amigos dos amigos), bem como as organizações sob a forma de comunidades. Além disso, existem ferramentas de interação variadas, tais como sistemas de fóruns para comunidades, envio de mensagens para cada perfil, jogos etc


FACEBOOK .:. Rede social lançada em 4 de fevereiro de 2004. Foi fundado por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, ex-estudantes da Universidade Harvard. Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes da Universidade. É a rede social mais acessada e popular do mundo. Ideia de estabelecer contato e compartilhar informação para poder entender melhor o mundo e transformá-lo. Possui ferramentas para divulgação de fotos, vídeos e eventos, anunciar e indicar produtos e sites, entre outros.


TWITTER (2006) é uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento. As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário