terça-feira, 17 de maio de 2011

Maio, o mês dos museus

Além da programação dos museus e casas de memória, Curitiba celebra com atividades ao ar livre no dia 18

Por Renata Ortega

A aceleração da história contemporânea, somada ao imediatismo e ao fluxo ininterrupto de informações, tem feito com que, cada vez mais, a sociedade valorize locais de recordação e reminiscência. Trata-se de um percurso natural: se, por um lado, as tecnologias abrem caminhos para avanços constantes, rumo ao futuro, por outro, elas criam a necessidade de preservação e resgate do passado. Assim, museus e casas de memórias têm se tornado importantes centros de valorização patrimonial, uma maneira do homem estabelecer nexo com sua própria identidade cultural.

Como parte desse processo, desde 2003, os brasileiros comemoram, em 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus (a data foi fixada pelo Conselho Internacional de Museus, em 1977). Nesta quarta-feira, Curitiba também participa das celebrações, abrindo as portas de seus museus com diversificada programação, além de promover atividades ao ar livre.




Programação – Para aqueles que querem saber o que acontece além das salas de exposições, os bastidores dos espetáculos visuais dos museus serão revelados no Largo da Ordem, em frente à Casa Romário Martins, das 9h30 às 17h. Já os mais conservadores podem visitar um dos museus mais famosos da capital paranaense, o Museu Oscar Niemeyer (MON). Há também História, no Museu Paranaense e no Museu do Expedicionário; artes plásticas, no Museu Alfredo Andersen, no Museu de
Arte Contemporânea e na Casa João Turin; cinema, no Museu da Imagem e do Som, entre outros.

Mais detalhes sobre a programação do Dia Internacional dos Museus aqui.
Confira o roteiro de museus e casas de memória em Curitiba aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário