terça-feira, 8 de maio de 2012

A imagem como forma de comunicação através das redes sociais


O dia 9 de Abril poderá para sempre ser lembrado como o dia em que o Instagram, um aplicativo e rede social para telefone celular com apenas 551 dias de existência foi vendido por cerca de 1 bilhão de dólares para o Facebook. A título de comparação, o jornal The New York Times, com 116 anos de história vale 967 milhões.

Mais tarde, no dia 1º de Maio, houve o Webby Awards, espécie de Oscar da Internet, e os dois grandes ganhadores foram o Instagram e o Pinterest. O primeiro, já citado, aplica filtros às fotos tiradas com o celular, dando um aspecto retrô às imagens. Já o Pinterest que ganhou o prêmio de melhor design, é um site e rede social que agrega coleções de imagens dos usuários. Não demorou muito e já surgiu um terceiro site: O Pinstagram, unindo as fotos do Instagram com o mesmo design do Pinterest.

Ainda este mês o Instagram, que só operava em IPhones começou a operar em smartphones que utilizam o Android. Foram 5 milhões de downloads em menos de uma semana.

Não é difícil concluir que a imagem tem um peso social muito importante no mundo em que vivemos. As fotos representam o prodígio de eternizar uma fração do tempo. Porém, nos últimos tempos, com as mudanças de tecnologia de captura fotográfica (câmeras digitais e celulares), de armazenamento e, principalmente de compartilhamento das fotos através das redes sociais, a imagem vem adquirindo uma nova importância como forma de comunicação.

Este é o tema da palestra Imagem como forma de comunicação através de redes sociais móveis, ministrada pelo professor e fotógrafo Luciano de Sampaio. Luciano já trabalhou na NZN, é professor de fotografia da Portfólio e do IFPR, onde também leciona a disciplina de Novas Tecnologias.

Gostou do tema? Faça já a sua pré-inscrição para esta palestra. Basta preencher o formulário em http://encontrocultcom.blogspot.com.br/p/pre-inscricao.html.



Siga: twitter.com/#!/cultcomifpr
Curta: facebook.com/CultcomIFPR 
Leia: encontroculcom.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário