sexta-feira, 24 de junho de 2011

21º Festival de Inverno da UFPR

A Universidade Federal do Paraná promove durante todo ano o tradicional Festival de Inverno, que traz as mais variadas atividades culturais para o público, seja este universitário ou composto pela população em geral, com oficinas de artes visuais, música, dança, artes cênicas, artesanato e comunicação para crianças, jovens e adultos, com oficinas divididas para o público infantil, para maiores de 15 anos e para quem busca aprimoramento.

Neste ano, realizado em vários locais de Antonina entre os dias 09 a 16 de Julho, tem por destaque a palestra “Produção de Crônicas – Quando a Arte Encanta o Jornalismo”, ministrada pelo jornalista e escritor Luiz Andrioli, utilizando o mesmo tema já ministrado na abertura do I Encontro de Cultura e Comunicação, realizado em Dezembro de 2010.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

É amanhã (21)! UTFPR sedia tradicional evento que divulga produções audiovisuais

Eu sei, é em cima da hora.

Amanhã, dia 21 de junho, a partir das 8h, o curso de Tecnologia de Comunicação Institucional da UTFPR realiza o evento Sentidos da Comunicação. Realizado semestralmente pelos alunos do quinto período do curso, na disciplina de Linguagem Visual II, o evento é orientado pelo professor Almir Correia.

Nesta edição, o tema será Arte e Cultura Paranaense. Dentre as atividades intervenções artísticas, mostra de fotografias, vídeos e documentários produzidos pelos alunos do quarto e quinto períodos, além de uma a homenagem a banda Blindagem, que também brindará os participantes com um pocket show. A entrada é gratuita e haverá emissão de certificados aos interessados. 

Serviço:
Sentidos da Comunicação
Dia 21 de junho, das 8h às 12h, no Miniauditório da UTFPR.
Curtas, documentários, fotografias. Pinhão, palhaços, Blindagem.
Evento gratuito e com emissão de certificado.
Para mais informações clique aqui

quinta-feira, 16 de junho de 2011

IFPR sedia I Semana Acadêmica do curso de Produção de Áudio e Vídeo

Evento trará especialistas em Áudio e Animação para debater com alunos, professores e demais interessados. 

São tradicionais em toda as instituições de ensino as chamadas semanas acadêmicas. São eventos voltados para aprimoramento dos alunos e até mesmo do corpo docente, trazendo temáticas pertinentes as discussões que estão sendo realizadas nos cursos. A I Semana Acadêmica do curso de Produção de Áudio e Vídeo do IFPR será realizada na próxima semana, entre os dias 20 e 22 de junho.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Palestra sobre Direção de Animação será no dia 20

Entre os dias 20 e 22 de Junho de 2011 será realizada no IFPR Campus Salgado Filho a I Semana Acadêmica de Áudio e Vídeo.
Dentre as atividades da semana estão previstas a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos de Produção de Áudio e Vídeo e palestra sobre Direção em Animação, ministrada por Daniel Rouvier Dória, no dia 20 de Junho, segunda-feira, às 19h20.
O principal objetivo desta palestra é aproximar os apaixonados por animação do processo de realização, não importando qual seja seu formato (longa, curta, vinhetas, matérias jornalísticas, etc.), passando por etapas como a identidade do objeto, a definição das técnicas a serem utilizadas, a definição de profissionais e competências necessárias para a realização, finalizando com a produção e a pós-produção.
Daniel Rouvier Dória é graduado em Design Gráfico pela Universidade Tiradentes (2005), com Pós-Graduação em Animação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO (2006), e também Pós-Graduando em Marketing Empresarial pela FANESE. Seu trabalho é certificado pela Macromedia no curso Macromedia Flash Animado. Atualmente Daniel é Diretor de Animação da Aperipê TV, afiliada da TV Cultura/TV Brasil, e colunista nas áreas de TI, Design e Animação no portal plugmasters. Para conhecer mais do trabalho de Daniel Rouvier Dória, acesse o seu canal do vimeo ou seu blog.
E, para quem não é aluno, porém se interessou pela palestra, deve solicitar através do correio eletrônico evento.inscricao@ifpr.edu.br a participação. 
Vale a pena lembrar que a I Semana Acadêmica de Áudio e Vídeo é totalmente gratuita, e as portas do IFPR Salgado Filho estão abertas para todos os públicos que tem a curiosidade de saber como funciona os bastidores do cinema/TV. A palestra será no miniauditório. O Campus Salgado Filho é localizado na Avenida Salgado Filho, n° 1474, próximo ao Shopping Salgado Filho. 

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Flashmob do Abraço será promovido neste sábado (11)

Batizada de "Abraço Curitiba", a mobilização quer lembrar a importância da interação e contato físico entre as pessoas; afinal, abraçar faz bem!


Os alunos de Produção Cênica da UFPR e do curso de Cinema Digital do Centro Europeu estão mobilizando curitibanos para uma atividade um pouco "avessa" à fama das pessoas desta fria capital. A ideia é de que neste sábado, dia 11 de junho, véspera do Dia dos Namorados, os curitibanos presentes na Boca Maldita se abracem! 

A movimentação começou com uma proposta do cineasta Aly Muritiba, professor do curso do Centro Europeu, e ganhou força na direção do aluno Milton Coutinho. "Faça chuva ou sol, estaremos ao meio-dia e meio na Boca Maldita propondo que as pessoas aumentem suas interações sociais, seu envolvimento e não se deixem contaminar por este frio de curitiba", destaca Coutinho, que é carioca. 

O flashmob Abraço Curitiba é semelhante a iniciativas como o Free Hugs (Abraços Grátis), que são promovidos em todo o mundo, mas tem uma realização ou "perfomance" específica que começa com o congelamento ou melhor, com as pessoas brincando de estátua. Depois é que começam os abraços.
Para ter mais informações e participar acesse www.abracocuritiba.blogspot.com




segunda-feira, 6 de junho de 2011

Blog será mantido permanentemente

Uma das novidades do projeto Encontro de Cultura e Comunicação em 2011 será a manutenção do blog. Até agora, o blog era utilizado apenas durante os períodos de pré-evento, realização do Encontro e pós-evento. Em seguida, ficava sem atualizações. 

Esta mudança se deve especialmente ao Programa de Bolsas do IFPR que permitiu que cinco alunos permaneçam auxiliando nas atividades do projeto. Com isto, Marília Sette Camara, Maicon Luiz da Silva, Robson Martins de Oliveira, Natalie Patrício e Priscila Vilela de Sá Santos Ieguer irão compor a equipe responsável não apenas pela manutenção do blog e das redes sociais, como pelo planejamento do III Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR. 

Para manter o blog, precisamos de sua ajuda. 
Encaminhe pautas, releases e sugestões para encontrocultcom@gmail.com
Também esperamos que nossos erros sejam apontados via comentários para que possamos efetuar correções. 

Liber Paz, Luis Bourscheidt... Palestrantes do II Encontro de Cultura e Comunicação fazem sucesso na mídia paranaense

Nas últimas semanas a capa do mais tradicional caderno de Cultura de Curitiba, o Caderno G, do jornal Gazeta do Povo, estampou dois dos 15 profissionais que compuseram o seleto time de palestrantes do II Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR.

O primeiro foi o professor Luis Bourscheidt, sucesso com a Banda Mais Bonita da Cidade que explodiu no cenário nacional com o clipe da música Oração. Hoje, nesta segunda (06), é o também professor Liber Paz, da UTFPR que está no Caderno G falando sobre quadrinhos.

O carísmático professor Luis Bourscheidt que também é baterista da Banda Mais Bonita da Cidade

Clique na foto da capa do Caderno G e leia a matéria completa.


Clique na foto da capa do Caderno G desta segunda, dia 06 e leia a matéria completa.
 Crédito: Ivonaldo Alexandre

Luis ministrou a oficina "Desenhando sons: tópicos sobre a sonorização de produtos audiovisuais", enquanto Liber Paz falou sobre "Quadrinhos nacionais:  um panorama contemporâneo".

domingo, 5 de junho de 2011

Alerta: Certificados




Os certificados do II Encontro de Cultura e Comunicação já foram emitidos e foram enviados através do correio eletrônico aos participantes.

Entretanto, muitos estão retornando devido ao preenchimento incorreto ou dificuldade de compreensão das letras nas listas de presença. A Comissão Organizadora do II Encontro de Cultura e Comunicação pede a gentileza de que aqueles que ainda não receberam seus certificados entrem em contato pelo e-mail eventos.inscricao@ifpr.edu.br com a maior brevidade possível para solução desta questão. A Comissão também solicita que qualquer erro nos certificados seja corrigido o quanto antes por meio do mesmo correio eletrônico.

A Comissão Organizadora se coloca à disposição para qualquer outro esclarecimento e agradece a participação de todos os envolvidos no sucesso do II Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR.


Circularte – II Semana de Artes na UTFPR – Oficinas e Palestras

Na próxima semana, de 06 a 11 de Junho, será realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) o evento Circularte, a II Semana de Artes.
Durante os primeiros cinco dias de evento, serão 10 oficinas que envolvem as mais diversas áreas artísticas: No dia 06, à tarde, serão realizadas as oficinas de Hip-Hop, às 14h, ministrada por Mayara Rachadel, e a oficina de Improvisação de Contato, às 15h30, ministrada por Marina Scandolara e Yuki Dói; No dia 07, será a vez das oficinas de Introdução Prática à Iluminação Cênica, às 13h, ministrada por Fábia Regina, e o Laboratório de Telemarketing Street Dance Technology Ltda., às 15h30, ministrada por Raph Sonic Soul.
Na quarta dia 08 serão três oficinas: no período da manhã, ocorrerá na sala de Música 1 a oficina Prática de Arranjos, às 9h, ministrada por Marco Aurélio Koentopp; à tarde, às 15h30, será realizada novamente a oficina de Improvisação de Contato; e à noite, às 18h30, na sala de Música 2, ocorrerá a oficina Sua banda pode ser uma Ferrari, ministrada por Jorge Falcon. Na quinta-feira dia 09 serão duas oficinas no período da tarde: Tecido acrobático, ministrado por Fausto Franco, às 13h30, e novamente o laboratório telemarketing street dance technology, às 15h30. Por fim, na sexta dia 10, a primeira oficina será sobre Vivência no canto popular brasileiro, ministrado por Cida Airam; A tarde, será a vez da oficina Da tela para o papel, realizada por Fabio Allon e Adriano Esturilho, às 14h e, encerrando o ciclo das oficinas, temos Malabares com Bola – Intermediário e Iniciante, realizado por Gama Malabares. Para maiores informações sobre as oficinas, clique aqui.
Em paralelo às oficinas, também ocorrerá um amplo ciclo de palestras, iniciadas dia 06 com Poéticas participativas, por Margie G. Rauen, às 20h30; no dia seguinte, ocorrerá O corpo fala! Mas o que ele diz?, por Júlio Mota, às 10h30 e A Formação do Artista de Circo, por Gisele Felix Duela Octave, às 19h30; na quarta, será a vez da Dança e(m) Comunicação, por Cristiane Wosniak, às 14h, e de O Leitor e a Cidade: O Urbano, o Literário e o Jornalístico em Tempos de internet, por José Carlos Fernandes, às 19h; Quinta-feira é dia de desvendar a Verdade e Mentira na Fotografia, por Rodrigo Bellé, às 14h30, e de aprender com Regência: A Comunicação Não-Verbal, por Emanuel Martinez, às 19h; e finalmente, o ciclo de palestras é encerrado sexta com Treinamento de Circo na Escola Nacional de Pequim, por Bruno Barth, às 14h. Para maiores informações sobre as palestras, clique aqui.
Lembrete importante: para participar das oficinas, é necessário fazer a inscrição pessoalmente na sede central ou, se preferir, pode ser realizado aqui. Para as palestras, é só chegar ao local no horário marcado e aproveitar o conhecimento! Também não se esqueça das exposições que ocorrerão durante toda a semana!
Maiores informações em: http://circulandoartes.blogspot.com/

sábado, 4 de junho de 2011

Circularte – II Semana de Artes na UTFPR - Espetáculos

Entre 06 e 11 de Junho, será realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) o evento Circularte, a II Semana de Artes.
Durante toda a semana ocorrerá espetáculos, iniciados pela abertura oficial do evento dia 06, às 19 horas, no auditório da UTFPR, que contará com a presença de autoridades da Universidade, além da participação especial dos grupos Coral, Madrigal UTFPR e Cirthesis - Grupo de Artes Circenses UTFPR.
Na terça-feira dia 07, o show fica por conta da banda Trader, banda curitibana que faz uma mescla de pop, rock’n’roll e blues, às 17h30, no pátio coberto (mais sobre a banda, visite o MySpace); e às 18h terá o Sarau Fim de Tarde, no hall Nilo Peçanha (bloco J), onde o silêncio será substituído por muitas vozes e melodias diferentes, abandonando o ar formal do ambiente, transformando-o em um local de diversão e interação entre os participantes.
Na quarta-feira dia 08, terá o ensaio aberto da peça “As Criadas”, de Jean Genet, realizada pelo TUT – Grupo de Teatro UTFPR – às 13h30, no Auditório.
Na quinta, dia 09, o Laboratório de Danças Urbanas apresenta “MSN”, espetáculo de dança que trata das relações impessoais que a internet trouxe para a sociedade, às 20h30 no Auditório.
No dia 10, sexta-feira, são três espetáculos dedicado aos mais variados públicos: primeiro, ao meio-dia, no pátio aberto, o projeto Som no Queijo traz o especial “Música + Circo + Dança”, criando um espetáculo musical e visual imperdível; Das 15h30 às 16h30, ocorrerá em diversos locais a invasão performática do Grupo de Pesquisa e Prática em Performance da UTFPR (GPPP), apresentando em primeira mão performances inéditas criadas pelos alunos; e, por fim, às 19h, será executado no auditório o espetáculo de dança “Catadoras de Si” inspirado nas atividades desenvolvidas na sede de uma associação de catadores de material reciclável da cidade de Piraquara.
Finalmente, na sábado, dia 11, haverá o II Festival Acrobatividade, iniciando às 17h30, encerrando o II Circularte com apresentações de acrobacias, ginástica, dança, parkour, circo e malabares de grupos avançados e iniciantes.
Lembrete importante: para participar dos espetáculos, não é necessário a inscrição. Basta estar presente no momento e curtir o show!
Maiores informações em: http://circulandoartes.blogspot.com/

Curta um pouco mais do trabalho realizado por Priscilla Prueter, regente e coordenadora do Núcleo de Comunicação e Cultura da UTFPR...




Circularte – II Semana de Artes na UTFPR


Entre 06 a 11 de Junho, será realizado o evento Circularte, a II Semana de Artes na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
São mais de trinta eventos confirmados envolvendo a temática do ano, “transmitindo à essência”, apresentando palestras, oficinas, espetáculos e exposições que reforcem a relação entre a arte e a comunicação.
O evento se iniciará com a “Comunicação de pesquisa”, que trata da apresentação de trabalhos dentro da área da comunicação e das artes, com inicio às 9 horas. No seu encerramento, terá o II Festival Acrobatividade, que permitirá ao público conhecer um pouco mais do mundo circense (mais informações aqui), com oficinas específicas espalhadas pela programação semanal.
Todas as atividades são gratuitas, e para participar, basta se inscrever via internet ou pessoalmente (na UTFPR sede central) na atividade desejada. Apenas para as oficinas é solicitada a doação de 1 kg de alimento não perecível por oficina, que será repassado a uma instituição carente. Para a inscrição on-line, clique aqui e, para a programação oficial, aqui.
Nos próximos posts, mais detalhes sobre as oficinas, palestras e espetáculos.
Outras informações sobre o evento acesse: http://circulandoartes.blogspot.com/

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Memória: Maria Christina de Andrade Vieira

No início da tarde desta quinta-feira, dia 02 de junho, ocorreu a despedida de Maria Christina de Andrade Vieira. Mais do que presidente da Fundação Cultural de Curitiba, na qual se afastou recentemente devido ao seu problema de saúde, Maria Christina era uma "pensadora" da cultura, da comunicação e da sociedade atual. Pensamentos estes que ela inseria em seu blog Des(a)ssossego, nos dando a oportunidade de compartilhá-los. A correria dos últimos tempos fez com que as postagens ficassem mais escassas. Mesmo com seu problema de saúde, Maria Christina nunca deixou de investir em seus projetos, em novas perspectivas e sonhos. 

Maria Christina de Andrade Vieira no I Encontro de Cultura e Comunicação
Crédito: Rayat Lyrians