quinta-feira, 26 de maio de 2011

I Semana de Gestão e Hospitalidade será realizada no IFPR Curitiba no dias 7 e 8 de junho






 
O evento é aberto e gratuito. Inscrições podem ser realizadas até dia 03.


O “ato de bem receber” será o tema da I Semana de Gestão e Hospitalidade realizada no Instituto Federal do Paraná (IFPR), no campus Curitiba, nos dias 7 e 8 de junho. A iniciativa de promover o evento partiu do corpo docente dos cursos Técnicos de Eventos, Massoterapia, Administração, Secretariado, Transações Imobiliárias e Contabilidade, além dos cursos Bacharelado em Contabilidade e Tecnólogo em Gestão Pública, todos ofertados gratuitamente pelo IFPR Curitiba.

O professor Diego Medroni, coordenador do evento, destaca que o objetivo principal é difundir a necessidade do bom atendimento e da hospitalidade na sociedade moderna, relacionando com a lógica e as tendências da gestão organizacional.

O evento, gratuito, é voltado para os alunos dos cursos do eixo de Gestão e Hospitalidade do IFPR, mas é aberto para toda a comunidade. Todas as palestras e atividades serão realizadas no IFPR Campus Curitiba, localizado na Rua João Negrão, 1285, bairro Rebouças, ao lado dos Correios.

Na programação há temas como Ética, Acessibilidade, Acidentes de Trabalho, Ergonomia, Sustentabilidade, Organização de Eventos em navios e Marketing Pessoal.

Para efetuar a inscrição, basta acessar o blog gestaoehospitalidadecuritiba.blogspot.com. Será emitido certificado para os participantes.



Para mais informações, acesse http://gestaoehospitalidadecuritiba.blogspot.com/



Confira a programação completa:

Dia 07 de Junho

Auditório -
ABERTURA – 19h15 – 19h30

19h30 ás 20h20- > Ética e Responsabilidade Social, com Elton Sbardella, abordando aspectos da ética no dia a dia das relações humanas com ênfase na questão social e econômica.

20h25 ás 21h30- > Acessibilidade em Curitiba, com Vera Shebalj, abordando os principais problemas e as possíveis soluções.

21h45 ás 22h30- > Eventos a Bordo, com Emil Junkert, abordando a empresa Royal Caribbean, navios, destinos e organização de eventos em navios.

Sala especial

19h30 ás 20h20 - > Acidente de Trabalho, com Giuliano Zimmermann, tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Privado (Direito do Trabalho, Comercial, Civil e Tributário).



Dia 08 de Junho

Auditório

19h15 ás 20h30 - > Ergonomia e Postura no Trabalho, com Luciana Leuche, abordando historicidade, fisiologia, prevenção. Atividades de ginástica laboral. ( 190 vagas)

20h45 ás 21h45 - > Hipnose Ferramenta de Marketing e contribuições para as profissões, com Edson Irala, Parapsicólogo e Terapeuta Complementar. (191 vagas)

21h50 ás 22h20 - > Vestir-se para o mundo dos negócios, com o Curso Secretariado do IFPR, o que você veste diz muito a respeito do profissional que você é. (199 vagas)



Sala especial

20h45 ás 21h45 - > - Sustentabilidade e Inovação, com Heloisa Biscaia, uma perspectiva a partir das pessoas e de processos participativos.



Todas as atividades serão realizadas no Instituto Federal do Paraná - Rua João Negrão, 1285. Rebouças - Curitiba – Paraná (ao lado dos Correios)

domingo, 22 de maio de 2011

Encerramento do IICultcom

Grupo Instrumental UTFPR -  Regente Jesana Rezende das ChagasGrupo Instrumental UTFPRGrupo Instrumental UTFPRGrupo Instrumental UTFPRGrupo Instrumental UTFPRGrupo Instrumental UTFPR
Grupo Instrumental UTFPRGrupo Instrumental UTFPRGrupo Instrumental UTFPRGrupo Instrumental UTFPRGrupo Instrumental UTFPRGrupo Instrumental UTFPR
Bate-papo sobre Redes Sociais com Renato Sabai, Fernanda Musardo e Bruna Rasmussen e mediado por Maicon da SilvaBate-papo sobre Redes Sociais com Renato Sabai, Fernanda Musardo e Bruna Rasmussen e mediado por Maicon da SilvaO invisível fotográfico – Pensando o olhar e a linguagem fotográfica com Paulo CamargoProdução de Eventos com Gabriel SimasProdução de Eventos com Gabriel SimasCrítica de Cinema com Victor Folquening
 A cultura da convergência e suas aplicações nas produções audiovisuais com  Cynthia Letícia SchneiderTI e Comunicação Institucional com Mario MessagiLocução e dublagem em comunicação: as técnicas narrativas, experiências e campo de trabalho com  Ricardo SabbagSESSÃO MOFO: Filme “Quanto mais quente melhor” com Marilyn MonroeSESSÃO MOFO: Filme “Quanto mais quente melhor” com Marilyn MonroeSESSÃO MOFO: Filme “Quanto mais quente melhor” com Marilyn Monroe

Confira as fotos do II Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR. Foram três dias de trabalho intenso, dedicação e muito carinho para atender a todos que participaram do evento. E quem não foi não fique triste, ano que vem tem mais! Aguardem...

sábado, 21 de maio de 2011

Encerramento do II CultCom

Encerramento do II CultCom

A apresentação do grupo instrumental da UTFPR encerra o II Encontro de Cultura e Comunicação no auditório do IFPR. O grupo, através de composição e repertório variado, busca implementar o ensino musical coletivo, abrindo oportunidades para outros artistas. Essa é também a proposta do CultCom: reunir grandes professores da área de comunicação, artes visuais e cênicas, tecnologia e eventos do IFPR e de outras instituições, atraindo alunos da comunidade em geral com o objetivo de contribuir para o fomento da comunicação e da cultura por meio das diversas linguagens apresentadas, que unem as pessoas, as artes e as ciências.

Oficinas de Sábado, 21/05

Oficinas de Sábado, 21/05

As oficinas deste sábado focaram os temas de eventos e comunicação, com exceção da oficina "Crítica de Cinema". O ministrante Victor Folquening deu ótimas dicas sobre como fazer críticas de filmes de forma original, evitando o "impressionismo" e priorizando a própria interpretação, enquanto é mais fidedigno ao filme e ao público. Paulo Henrique Camargo, ministrante da oficina "O Invisível Fotográfico - Pensando o olhar e a linguagem fotográfica", tinha como objetivo proporcionar "novas abordagens, pensamentos e alternativas para o desenvolvimento de uma produção fotográfica própria, subjetiva e autoral", como meio de propor ao fotógrafo o desenvolvimento da verdadeira autoria de sua imagem, livre da ditadura do mercado ou da linguagem midiática comum.

Mesa Redonda inaugura as atividades do sábado, 21/05


"Redes Sociais" foi o tema da Mesa Redonda composta por Renato Sabai, Fernanda Musardo e Bruna Rasmussen e mediada por Maicon da Silva. A Mesa inaugurou as atividades do dia, que serão finalizadas às 16h20 com a apresentação do Grupo Instrumental da UTFPR. Reunindo convidados com diferentes backgrounds e atuações no mercado e na internet, o debate discute, dentre outros pontos, os motivos pelos quais as organizações devem estar nas redes sociais, o novo consumidor, a influência das redes sociais nas decisões de compra e o modo como as redes sociais influenciam ou estão relacionadas a novos hábitos sociais e culturais. Na ocasião, o evento sorteou uma assinatura do jornal Rascunho e um curso de Marketing no Google, oferecido pela Konfide Curitiba. Siga-nos no twitter   para saber mais! 

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Oficinas de Sexta-feira, 20/05


As oficinas desta noite cobriram temas variados - Dublagem e Locução (Profº Ricardo Sabbag), a Convergência de Mídias (Profª Cynthia Schneider) , Tecnologia da Informação (Profº Mário Messagi) e Quadrinhos Nacionais (Profº Líber Paz). Práticas ou teóricas, todas tratam de cultura, comunicação, mídia e o mercado de trabalho - como por exemplo, a oficina de Quadrinhos ministrada pelo Profº Liber Paz, que faz um apanhado histórico dos quadrinhos no Brasil e traça o perfil do mercado atual. A oficina "Cultura da Convergência", ministrada pela Prof. Cynthia Schneider (IFPR), além de discutir acerca da convergência das mídias, também propôs a produção de um vídeo publicitário para a página da web da ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais). Confira as fotos!

Mudança no ensalamento das oficinas deste sábado (21)


A Comissão Organizadora do II Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR alerta para a mudança do ensalamento da oficina Corpo e voz como meio de expressão, ministrada pela professora Isis Tavares, do IFPR. Ao invés de sala 109, a oficina ocorrerá na sala 102. A oficina inicia às 9h30. 

A outra alteração é na oficina da tarde, do Professor Luis Bourscheidt. A oficina "Desenhando sons - tópicos sobre a sonorização de produtos audiovisuais", será no Laboratório de Informática e não na sala 110.

Plá - Música Curitibana

Plá - Música Curitibana



O lendário músico Plá, sempre encontrado nos espaços públicos de Curitiba, trouxe hoje suas canções e idéias para os corredores do IFPR. Plá já gravou 44 discos com as suas próprias músicas e letras - que falam sobre a sociedade, a cultura, a liberdade e a vida na cidade: quem nunca ouviu o famoso refrão "pra andar de bicicleta, tem que ter moral, tem que ter moral"... E não para por aí, o seu oitavo livro está quase pronto! Com tanto carisma e tanta coisa a compartilhar, a sua performance convidou a todos a se expressarem e deixarem a sua mensagem.

Confira o ganhador do par de ingressos para show da Mariana Aydar


O ganhador do par de ingressos para o show de Mariana Aydar neste domingo, dia 22, às 19h, foi o seguidor Luciano Vitor Dias Liberato (@lu_vito). A entrega do prêmio será amanhã, dia 21, já que o sortudo está inscrito na oficina Crítica de Cinema, com o professor Victor Folquening.

Mais fotos da abertura do IICultcom!

Coral UTFPRCoral UTFPRCoral UTFPRCoral UTFPRRegente Priscilla Prueter - Coral UTFPRCoral UTFPR
Cerimônia de abertura do II Encontro de Cultura e Comunicação do IFPRCerimônia de abertura do II Encontro de Cultura e Comunicação do IFPRCerimônia de abertura do II Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR

Confira mais fotos da abertura do II Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR, com a belíssima apresentação do Coral UTFPR

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Resultado da Promoção "A Hora da Geração Digital"



O ganhador do livro "A Hora da Geração Digital", de Don Tapscott, foi Leonardo Ávila de Freitas. Parabéns!

Oficinas de Quinta-feira, 19/05



A oficinas da quinta-feira, 19/05, foram bastante práticas. O Professor Milton Coutinho ministrou a oficina "Luz no Cinema" (foto), mostrando técnicas de iluminação para cinema na direção de fotografia. Diego Baffi (FAP), ministrou o curso "Teatro - Improvisação e Cena". A coordenadora do curso em Processos Fotográficos do IFPR, Juciane Branco, propôs uma introdução à fotografia e aos equipamentos fotográficos, com a oficina "Fotografia Básica. Oratória e Produção Musical também foram temas de oficinas nesta quinta-feira, ministradas respectivamente pela Professora Tatiani de Novaes (IFPR) e José Siqueira (Curitiba Audiowizards).

Cerimônia de Abertura do II Encontro de Comunicação e Cultura

Cerimônia de Abertura do II Encontro de Comunicação e Cultura



A Professora Evelise Antunes, coordenadora do Curso de Eventos do IFPR, o Diretor do Campus Cícero Albano e o Reitor Professor Irineu Colombo inauguraram o II Encontro de Cultura e Comunicação do Instituto esta noite. As autoridades que se sentaram à mesa no auditório do campus João Negrão ressaltaram a relevância de eventos como o Encontro para a comunidade interna do Instituto e para o público em geral. Comentaram também sobre a importância dos cursos técnicos no Brasil e a de sua proximidade com a cultura. Em seguida, o Coral da UTFPR apresentou um repertório popular de uma forma bastante original sob a regência de Priscila Prueter.

Alteração no ensalamento do II Encontro de Cultura e Comunicação

Correções no Ensalamento do II Encontro de Cultura e Comunicação. Confira.

Prezados participantes,
devido algumas questões técnicas, precisamos alterar o ensalamento do primeiro dia (hoje, dia 19) do II Encontro de Cultura e Comunicação. Confira o novo ensalamento.


19 DE MAIO

SALA 112
OFICINA: Fotografia Básica – Conheça melhor sua câmera compacta (usos e funções)
MINISTRANTE: Juciane da Luz Alves Branco , IFPR
INÍCIO: 20h20min (duração de 2 horas/aula)

SALA 116
OFICINA: A Luz no Cinema - desvendando as técnicas de direção de fotografia
MINISTRANTE: Milton Coutinho, diretor de fotografia
INÍCIO: 20h20min (duração de 2 horas/aula)

SALA 110
OFICINA: Oratória – A arte de falar em público
MINISTRANTE: Tatiani Daiana de Novaes, IFPR
INÍCIO: 20h20min (duração de 2 horas/aula)

SALA 109
OFICINA: Produção Musical - Música Digital, tecnologia atual e perspectivas futuras
MINISTRANTE: José Siqueira, Curitiba Audiowizards
INÍCIO: 20h20min (duração de 2 horas/aula)

SALA 102
OFICINA: Teatro - Improvisação e Cena
MINISTRANTE: Diego Baffi, FAP
INÍCIO: 20h20min (duração de 2 horas/aula)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ensaio do Grupo Instrumental agitou final da tarde no IFPR



O ensaio do Grupo Instrumental da UTFPR agitou ontem (17) o final da tarde do IFPR João Negrão. Para todos foi uma novidade, afinal, o auditório do Campus Curitiba não está habituado a receber uma apresentação artística. Geralmente, o palco do auditório recebe solenidades, cursos de formação, palestras e até cerimônias de formatura. O som de sax, violino, bateria e demais instrumentos... a música e arte produzidas pelo Grupo Instrumental "invadiram" todo o campus.

Professores, alunos e servidores ficaram espantados com a novidade. A professora Patrícia Meyer, coordenadora do II Encontro de Cultura e Comunicação, conta que todos tomaram um susto já nos primeiros acordes. "Tivemos que explicar para todos o que estava acontecendo. Isto justifica a realização do evento, precisamos 'habitar' nosso espaço acadêmico com mais atividades culturais. Isto enriquece a vivência dos alunos dentro da instituição", explica."Quem sabe em um futuro próximo não temos um núcleo de cultura como há na Universidade Tecnológica Federal"?

Agora é aguardar a apresentação do Grupo Instrumental no dia 21 de maio, sábado, às 16h20, no auditório do IFPR João Negrão (João Negrão, 1285 - Rebouças).

terça-feira, 17 de maio de 2011

Coral da UTFPR abre o II Encontro de Comunicação e Cultura IFPR


 
Daremos início às nossas atividades nesta quinta-feira, às 19h. Abriremos em grande estilo no Auditório da sede IFPR Curitiba à Rua João Negrão, 1285 - Rebouças. Após uma breve cerimônia inicial – que contará com a presença de autoridades do Instituto – o Coral da UTFPR assume a solenidade de abertura sob a regência de Priscilla Prueter. Continue ligado para mais notícias e informações sobre o evento!

Última Chamada para a Promoção "A Hora da Geração Digital" da @nextimidia e @iicultcomifpr!




Ainda dá tempo de participar do sorteio do livro “A Hora da Geração Digital”, de Don Tapscott. O livro será sorteado amanhã, dia 18/05, e a entrega do prêmio será durante o II Encontro de Cultura e Comunicação, no sábado 21/05 às 9h30. Aliás, nada mais conveniente: a ocasião reúne Bruna Rasmussen, Fernanda Musardo e Renato Sabai em Mesa Redonda onde os especialistas no assunto debatem várias questões acerca do tema Redes Sociais.

Para mais informações sobre o livro e o autor, visite http://catracalivre.folha.uol.com.br



Para ler um capítulo do livro, clique aqui

Confira o regulamento da promoção aqui.

Maio, o mês dos museus

Além da programação dos museus e casas de memória, Curitiba celebra com atividades ao ar livre no dia 18

Por Renata Ortega

A aceleração da história contemporânea, somada ao imediatismo e ao fluxo ininterrupto de informações, tem feito com que, cada vez mais, a sociedade valorize locais de recordação e reminiscência. Trata-se de um percurso natural: se, por um lado, as tecnologias abrem caminhos para avanços constantes, rumo ao futuro, por outro, elas criam a necessidade de preservação e resgate do passado. Assim, museus e casas de memórias têm se tornado importantes centros de valorização patrimonial, uma maneira do homem estabelecer nexo com sua própria identidade cultural.

Como parte desse processo, desde 2003, os brasileiros comemoram, em 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus (a data foi fixada pelo Conselho Internacional de Museus, em 1977). Nesta quarta-feira, Curitiba também participa das celebrações, abrindo as portas de seus museus com diversificada programação, além de promover atividades ao ar livre.


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sesi Cultural traz Mariana Aydar para Curitiba no dia 22


A cantora Mariana Aydar estará no dia 22 de maio, domingo, às 19h, realizando apresentação no Teatro SESI CIETEP (Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico). Mariana é considerada como integrante de uma safra de cantoras no cenário da nova MPB.

No palco, Mariana não é apenas bela como forte. Possui uma presença de palco invejável. Suas músicas ganham impacto e seu talento fica ainda mais evidenciado. Aqueles mais sensíveis da plateia ficam arrepiados com os versos e com o poder de sua voz. É daquelas bonitas que ficam lindas quando começam alguns versos, como em "Peixes"...



"Peixes, pássaros, pessoas
Nos aquários, nas gaiolas,
Pelas salas e sacadas
Afogados no destino
De morrer como decoração das casas
Nós vivemos como peixes
Com a voz que nós calamos
Com essa paz que não achamos

Nós morremos como peixes
Com amor que não vivemos
Satisfeitos? mais ou menos
"



Ao mesmo tempo, quando começa "Tá..." um sorriso leve começa a surgir... o ritmo da música toma conta do corpo. É quase impossível não se deixar levar... Bem, "mas como pra bom entendedor meia palavra bas..." deixamos você com esta dica para dia 22.



E ainda, se não estiver disposto a pagar o ingresso, você pode concorrer a um par de ingressos via @iicultcomifpr... ou seja... "Não tem limite o seu sonho consumis-"... seja na #promo do II Encontro de Cultura e Comunicação ou via Disk Ingresso... espero encontrá-lo lá!



Gentilmente, os organizadores Sesi Cultural - Show Mariana Aydar, doaram dois ingressos para o II Encontro de Cultura e Comunicação. Os ingressos serão sorteados via Twitter, confira as regras.


 
Regras da promoção "Sesi Cultural promove Mariana Aydar e II Encontro de Cultura e Comunicação garante seu ingresso"


Para participar
1- Para participar, é só ser seguidor do nosso perfil no Twitter (@iicultcomifpr) e dar RT na frase promocional que esta no perfil do twitter. O link do kingo.to precisa, obrigatoriamente, estar presente no seu Tweet, já que ele é a sua "senha" para participar. A escolha será feita pelo site www.sorteie.me, que gera resultados aleatórios por meio do random.org. Apenas UM tweet é necessário para participar de uma promoção e a criação de contas exclusivas para participação de promoções também são proibidas.

2- Entende-se por “seguidor” a pessoa com conta na rede social Twitter que siga a conta @iicultcomifpr

Como o sorteio será realizado
3 - O sorteio será realizado através do site “sorteie.me”;

4- A promoção é aberta a qualquer pessoa residente em Curitiba e região metropolitana, sendo proibida a participação dos organizadores do @iicultcomifpr. Caso o sorteado for membro da Comissão Organizadora do evento será realizado um novo sorteio.

5 - Antes da divulgação do resultado, conferimos a autenticidade do perfil sorteado. Reservamos-nos o direito de não premiar robôs, perfis falsos, inativos;

6 - No caso de ser sorteado um seguidor que não atenda aos critérios da promoção, será sorteado outro seguidor e assim sucessivamente;

7 - Caso o sorteado tenha sido seguidor do @iicultcomifpr e tenha dado e RT nas frases do sorteio e a seguir tenha dado unfollow no @iicultifpr ele será automaticamente desclassificado, assim realizaremos o sorteio de uma outra pessoa no lugar.

8- Não será permitido a troca do prêmio por dinheiro ou por outro prêmio que esteja sendo sorteado por @iicultcomifpr.

9- O sorteio será realizado no dia 19 de maio de 2011, quinta-feira.

Divulgação do resultado e retirada do prêmio
10 - O ganhador será informado via DM (Direct Message). Em um prazo de 24 horas, o ganhador deve informar seus dados pessoais (nome completo, telefone e e-mail) para  eventos.inscricao@ifpr.edu.br - endereço eletrônico da Comissão Organizadora do II Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR, e responder aos contatos eventualmente realizados via twitter (DM) pelo @iicultcomifpr.

11- O nome do vencedor será divulgado através do Twitter @iicultcomifpr e no bloghttp://encontrocultcom.blogspot.com/

12- É de responsabilidade do ganhador buscar o premio onde a Comissão Organizadora do @iicultcomifpr informar via e-mail.



Serviço:
Show Mariana Aydar
Uma promoção Sesi Cultural
Dia 22 de maio de 2011, às 19h
Teatro Sesi Cietep .:. Avenida Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico
Ingressos R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia
Ou participe da promoção no Twitter @iicultcomifpr