sexta-feira, 29 de abril de 2011

Mesa redonda sobre Redes Sociais e Comunicação será dia 21 de maio.

Por Patrícia Meyer

Para ilustrar este post foi buscar imagens sobre redes sociais no "deus" Google. Todas são tão bonitinhas, coloridas, animadas... dá até para ficar de bom humor. Neste ritmo de animação que vamos colocar várias delas neste post. Até mesmo porque este será o clima da mesa redonda ou bate papo - como prefere o mediador Maicon Luiz da Silva, sobre Redes Sociais e Comunicação que será realizado no dia 21 de maio, sábado, a partir das 9h30, no auditório do IFPR Campus João Negrão (Rua João Negrão, 1285 - Rebouças - 1° andar). Esta atividade do II Encontro de Cultura e Comunicação é aberta ao público, porém, diferente das oficinas, não requer inscrição. 



Participam do bate-papo Bruna Rasmussen, Fernanda Busardo e Renato Sabai. Dentre os temas que serão discutidos está os motivos pelos quais as organizações devem estar nas redes sociais, o novo consumidor e a influência das redes sociais na decisão de compra e de que forma as redes sociais influenciam ou estão relacionadas a novos hábitos sociais e culturais.



quinta-feira, 28 de abril de 2011

Curitiba celebra Dia Internacional da Dança

O texto da jornalista Renata Ortega é um puxão de orelha para a divulgação do II Encontro de Cultura e Comunicação: ano que vem a dança precisa ter seu espaço em nossas atividades. Enquanto isto não acontece, a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) faz sua parte por esta importante forma de manifestação artística.

Programação comemorativa inclui exposição fotográfica, bate-papo com bailarinos e artistas e oficina de dança de salão

Por Renata Ortega

Neste 29 de abril, é comemorado o Dia Internacional da Dança, instituído pela Unesco desde 1982. Para celebrar a data, Curitiba oferece a seus moradores e visitantes uma variada programação, que inclui mostras, apresentações e oficinas. Os apreciadores da arte podem visitar a exposição de fotos do acervo da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), aberta até o dia 30, na Casa Hoffmanm. Para relembrar momentos marcantes, a FCC também disponibiliza para consulta pública um acervo especial da Casa da Memória, com textos, vídeos e fotografias da dança, abordada nas várias linguagens artísticas.

Foto Grupo Corpo .:. Retirada de: http://vejasp.abril.com.br/danca/grupo-corpo-2010/fotos 


No dia 29, acontecem ainda duas homenagens especiais: a mesa-redonda “O Profissional da Dança na Atualidade”, com representantes locais, na Casa Hoffmanm, às 17h30; e o bate-papo com a bailarina Cristiane Wosniak, a diretora artística Geisa Muller e a atriz Pagú Leal, que será pautado no texto “Laços de Família”, de Clarice Lispector, das 10h às 12h, no Palacete Wolf.

Já para aqueles que desejam vivenciar mais intensamente a dança, a opção é a Oficina de Dança Artística de Salão, ministrada pelo Coletivo Sintonia Dança de Salão, formado por artistas bailarinos de dança de salão, dança contemporânea, improvisação e teatro. O objetivo é oferecer aos alunos uma vivência diferenciada, utilizando um conteúdo auxiliar que explora música, teatro e improvisação, tendo como gênero inicial o forró. A oficina acontece no dia 29, a partir das 19h30, na Casa Hoffmanm.

II Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR reúne profissionais, estudantes e demais interessados

Disseminando arte e comunicação, o evento é aberto a toda comunidade. Inscrições iniciam em maio



Por Cássia Gomes e Renata Ortega


Nos dias 19, 20 e 21 de maio, o campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná (IFPR) estará ecoando cultura e comunicação, com músicas, filmes, danças e exposições de fotografia. Trata-se do II Encontro de Cultura e Comunicação, que contará com 13 oficinas, apresentações culturais e uma mesa-redonda sobre “Redes Sociais e Comunicação”. O evento tem como propósito estimular a reflexão e o diálogo, integrando membros da comunidade interna (alunos, professores e técnicos administrativos) e de toda a sociedade.
Ao longo dos três dias, serão discutidas diversas temáticas ligadas à comunicação e à cultura: expressão corporal e teatro, cinema, dublagem e locução, fotografia, produção musical, oratória, quadrinhos, comunicação institucional, cultura da convergência e sonorização de produtos audiovisuais, entre outros. 

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Regras para Promoção "Vale-presente Livrarias Curitiba" do @iicultcomifpr

Para participar
1- Para participar, é só ser seguidor do nosso perfil no Twitter (@iicultcomifpr) e dar RT na frase "Vou ao @iicultcomifpr e estou concorrendo a um vale presente de R$35,00 da @livcuritiba http://kingo.to/zLH". O link do kingo.to precisa, obrigatoriamente, estar presente no seu Tweet, já que ele é a sua "senha" para participar. A escolha será feita pelo site www.sorteie.me, que gera resultados aleatórios por meio do random.org. Apenas UM tweet é necessário para participar de uma promoção e a criação de contas exclusivas para participação de promoções também são proibidas.
2- Entende-se por “seguidor” a pessoa com conta na rede social Twitter que siga a conta @iicultcomifpr

Como o sorteio será realizado
3 - O sorteio será realizado através do site “sorteie.me”;

4- A promoção é aberta a qualquer pessoa residente em Curitiba e região metropolitana, sendo proibida a participação dos organizadores do @iicultcomifpr. Caso o sorteado for membro da Comissão Organizadora do evento será realizado um novo sorteio.

5 - Antes da divulgação do resultado, conferimos a autenticidade do perfil sorteado. Reservamos-nos o direito de não premiar robôs, perfis falsos, inativos;

6 - No caso de ser sorteado um seguidor que não atenda aos critérios da promoção, será sorteado outro seguidor e assim sucessivamente;

7 - Caso o sorteado tenha sido seguidor do @iicultcomifpr e tenha dado e RT nas frases do sorteio e a seguir tenha dado unfollow no @iicultifpr ele será automaticamente desclassificado, assim realizaremos o sorteio de uma outra pessoa no lugar.

8- Não será permitido a troca do prêmio por dinheiro ou por outro prêmio que esteja sendo sorteado por @iicultcomifpr.

9- O sorteio será realizado no dia 03 de maio de 2011, terça-feira.
Divulgação do resultado e retirada do prêmio
10 - O ganhador será informado via DM (Direct Message). Em um prazo de 24 horas, o ganhador deve informar seus dados pessoais (nome completo, telefone e e-mail) para eventos.inscricao@ifpr.edu.br - endereço eletrônico da Comissão Organizadora do II Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR, e responder aos contatos eventualmente realizados via twitter (DM) pelo @iicultcomifpr.

11- O nome do vencedor será divulgado através do Twitter @iicultcomifpr e no blog http://encontrocultcom.blogspot.com/

12- É de responsabilidade do ganhador buscar o premio onde a Comissão Organizadora do @iicultcomifpr informar via e-mail.

Feira do Largo da Ordem, local da diversidade de culturas



Já que Curitiba é a cidade que sedia o II Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR, nada mais justo do que falar de alguns de seus recantos que "exalam" cultura e até mesmo comunicação. A jornalista Cássia Gomes, colaboradora do evento, escreve sobre a Feira do Largo da Ordem.


Quem passa pelo largo da ordem aos domingos entre 8h e 14h, certamente se distrai ao olhar um artesanato aqui, um acessório alí, uma obra de arte acolá, sem contar na gastronomia, hum!! mesmo sem a intenção de comprar algo, se render aos quititues da feira é inevitável. 


A Feira de Arte e Artesanato do Largo da Ordem, mais conhecida como a Feirinha do Largo, existe há quase quatro décadas, e sua história é bastante curiosa. Em meados de 1973 um grupo de artistas populares com o incentivo da Fundação Cultural de Curitiba passaram a integrar o Largo Coronel Enéas, conhecido por todos por Largo da Ordem. O objetivo desses artistas eram o de divulgar os trabalhos artesanais , além do escambo, que era a troca de objetos por outros, como os famosos gibis da época , inclusive havia também a prática de vendas de produtos em bom estado de conservação. 

terça-feira, 26 de abril de 2011

Resultado da rifa para captação de recursos para II Encontro de Cultura e Comunicação


A Comissão Organizadora do II Encontro de Cultura e Comunicação realizou, no mês de abril, cinco rifas de Páscoa. Os prêmios eram ovos trufados. O sorteio foi na última terça, dia 19 de abril. Para dar maior transparência ao sorteio, disponibilizamos as cartelas. Cada uma das cartelas foi  vendida por uma das equipes que compõem a Comissão Organizadora: Divulgação, Captação de Recursos, Organização e Cerimonial e Programação. 

Blogs e sites auxiliam na divulgação do II Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR


Diversos sites e blogs estão contribuindo na divulgação do II Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR. Fizemos uma lista abaixo, que pretendemos ampliar nos próximos dias com a sua ajuda.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Cadê a programação? Parte II

Achou... A programação completa do II Encontro de Cultura e Comunicação já está disponível no blog. São 13 oficinas, algumas de 2h/a e outras de 4 h/a de duração. As temáticas são bastante variadas, desde expressão corporal e teatro, até cinema, dublagem e locução, direção de fotografia, produção musical, oratória, noções básicas de fotografia, quadrinhos, comunicação institucional, cultura da convergência e sonorização de produtos audiovisuais. 

As inscrições poderão ser realizadas no blog, a partir da primeira semana de maio. Todas as oficinas são gratuitas, entretanto a liberação da entrada no dia da oficina apenas se dará mediante doação de um livro de literatura. São aceitos livros infantis, juvenis e adultos, desde que sejam de literatura nacional ou internacional. Não são válidos livros técnicos.

Falar bem: uma habilidade que precisa ser aprimorada


No dia 19 de maio, logo após a abertura do II Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR serão realizadas cinco mini-oficinas (2 h/a). Dentre elas uma temática bastante tradicional: a oratória. 

O tema foi sugerido pelos alunos que cursam o terceiro semestre do curso Técnico de Administração e que terão que apresentar o trabalho de conclusão neste ano. Como afirma a professora Tatiani Daiana de Novaes, a boa oratória é essencial para todos os profissionais, independente de suas carreiras. É essencial para as negociações, apresentações de projetos, entrevistas, no momento de pedir uma promoção e no marketing pessoal. Tatiani também destacará na oficina que a maneira de dizer, ou seja, a expressão corporal, a entonação e até mesmo as pausas, são tão importantes quanto o conteúdo do que se está dizendo. 

Fonte: google.com

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Grupo instrumental da UTFPR irá realizar encerramento do II Encontro

A regente Jesana Rezende das Chagas confirmou nesta semana a participação do Grupo Instrumental da UTFPR no encerramento do II Encontro de Cultura e Comunicação, no dia 21 de maio, sábado, a partir das 16h20.



Assim como o Coral da UTFPR, o grupo gentilmente aceitou o convite da Comissão Organizadora do evento. A parceria entre o II Encontro e o Núcleo de Cultura e Comunicação da UTFPR visa promover as atividades e iniciativas das  instituições voltadas para a promoção da arte, cultura e comunicação. Afinal, não é só de ciência que se faz o homem...

Sétima arte também será tema de oficina

"A oficina do dia 21 comprova que o nome II Encontro de Cultura e Comunicação é bastante apropriado. 
Há  formação e informação, mas, principalmente, existe encontro e uma oportunidade compartilhar ideias. Neste dia, Victor Folquening falará sobre diferentes formas de descrever a experiência estética do cinema e as transformações da crítica em função dos novos formatos."


Por Patrícia Meyer
Coordenadora do II Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR

Esta é 22ª vez que inicio este texto. Vou explicar o motivo de tantos “deletes”. Tirei o dia para escrever sobre a oficina do professor Victor Folquening. Será dia 21 de maio, sábado, a partir das 9h30. Tema: Crítica de Cinema. Como eu gostaria de poder parar aqui. Assim, minha colega de jornalismo Paula Padilha não teria motivos para me criticar. Muito menos uma de minhas alunas, Bruna Pacheco ou a competente assessora de Comunicação do IFPR, Juliana Motta. Especialmente, não teria qualquer chance de colocar defeitos neste texto o professor Victor Folquening, mestre de todas nós em sua carreira docente.

Professor e jornalista Victor Folquening.
Foto retirada do site da Unibrasil. 

Livrarias Curitiba apoia o II Encontro de Cultura e Comunicação

Assim como em 2010, as Livrarias Curitiba estão apoiando o Encontro de Cultura e Comunicação. A parceria tem tudo a ver com o propósito, a programação e também com a forma de inscrição para o evento. Desta vez, aqueles interessados em cursar gratuitamente uma das oficinas do II Encontro terão que doar um livro de literatura em bom estado. A entrega será no dia do evento.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Mais atividades em 2011

Em sua segunda edição, o Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR pretende aumentar o número de atividades disponíveis aos participantes em 50%. Em dezembro de 2010, foram realizadas oito oficinas e duas palestras. Neste ano, a comissão organizadora está programando a realização de 12 oficinas (ou mini-oficinas), uma mesa-redonda e atrações culturais. Entretanto, assim como no ano passado, serão apenas três dias de evento. Já o horário do evento mudou. Ao invés de oficinas durante a tarde, há mais opções no período noturno e também no sábado. 

A coordenadora do evento Patrícia Meyer explica a mudança. "As avaliações coletadas junto aos participantes no I Encontro de Cultura e Comunicação mostraram que alcançaríamos melhores índices de satisfação se as atividades estivessem concentradas no período da noite. Aceitamos a sugestão". A inclusão do sábado e a alteração do evento do segundo para o primeiro semestre do ano, por outro lado, foi uma indicação da Reitoria e da Direção do Campus do IFPR. "Será uma experiência nova, mas estamos otimistas com a realização de atividades no IFPR Campus João Negrão no sábado". O evento será realizado entre os dias 19 e 21 de maio, no IFPR Campus Curitiba (Rua João Negrão, 1285, ao lado dos Correios).

 

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Locução e dublagem também serão temas do II Encontro

Em 2010, o I Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR trouxe duas oficinas com o tema Rádio, ministradas por Flávia Bespalhok, da UFPR e Erik Feitosa, do IFPR. Na oportunidade, as oficinas abordaram aspectos técnicos, reflexões acerca das potencialidades deste meio de comunicação e também o dia-a-dia do radiojornalismo. Não foi possível abordar a locução. 

Desta vez, o II Encontro de Cultura e Comunicação traz esta perspectiva com o jornalista Ricardo Sabbag. No dia 20 de maio, Sabbag ministra a mini-oficina (2h/a) "Locução e dublagem em comunicação: as técnicas narrativas, experiências e campo de trabalho". Nesta oficina, o jornalista e apresentador da rádio 97.1 FM e-paraná, falará sobre sua experiência em locução publicitária, radiojornalismo e apresentação de programas de rádio, debatendo o campo de trabalho para comunicadores e aspectos técnicos (locução e edição) da atividade. 

Para quem gosta de fotografia... Parte II

Alguns dias atrás, os alunos que cursam Eventos no IFPR e que são a comissão organizadora do II Encontro de Cultura e Comunicação ficaram ouriçados após ouvir que teríamos que apontar quem seriam os fotógrafos do evento. 
De imediato, amadores e profissionais levantaram as mãos para dizer que estavam à postos para a tarefa. A lição do dia foi de que, atualmente, não apenas de médico e de louco todos temos um pouco... mas de fotógrafos também. 
Foto de Paulo Henrique Camargo, fotógrafo e professor da Omicron e da Unifae-PR


Isto torna a oficina (4h/a) "O invisível fotográfico – Pensando o olhar e a linguagem fotográfica" de Paulo Henrique Camargo, que será na tarde de sábado, dia 21 de maio, ainda mais fascinante. A proposta do fotógrafo e professor é refletir sobre um olhar alternativo à produção fotográfica.  "Estimular a busca de um 'olhar' menos óbvio, e que gerem resultados mais plurais em significados. O objetivo é proporcionar ao participante, mesmo os com conhecimento e domínio técnico, alternativas para o desenvolvimento de uma produção fotográfica de expressão subjetiva/pessoal e autoral", explica. 

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Para quem gosta de fotografia...

A proposta de programação do II Encontro de Cultura e Comunicação é trazer diferentes formas de manifestação da arte, brincando com a pluralidade de ideias e formas de expressão. Em 2011, a segunda edição do evento trará uma mini-oficina (2h/a) e uma oficina (4h/a) de Fotografia. A primeira será ministrada pela professora Juciane Branco, coordenadora dos cursos Técnicos Subsequente e Integrado de Processos Fotográficos no IFPR. A segunda estará sob responsabilidade de Paulo Camargo, da Omicron.  Para quem gosta de fotografia será uma excelente oportunidade de acrescentar ou reciclar os conhecimentos na área, além de compartilhar ideias com quem respira fotografia no cotidiano.

A foto acima é do fotógrafo Osvaldo Santos Lima também professor da Omicron

terça-feira, 12 de abril de 2011

Quem quer dinheiro? .:. A captação de recursos em eventos

O título é sugestivo, mas o assunto é sério. Até mesmo porque existem muitas opções de eventos interessantes e com grande potencialidade que as empresas podem patrocinar com intuito de fortalecer sua imagem e marca institucional. O II Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR é um deles. A conversa é mais franca neste caso pois não estamos em um cenário de concorrência e sim de parceria, comprovado pela presença de profissionais de diferentes instituições de ensino e pelo apoio do Núcleo de Cultura e Comunicação da UTFPR. Temos ainda o respaldo institucional do Instituto Federal do Paraná

Quando a causa é justa, todos querem agregar e colaborar. O que está em jogo não é apenas a realização de um evento, mas a formação acadêmica e profissional dos alunos do curso Técnico em Eventos, além de uma oportunidade ímpar para que a comunidade interna do IFPR (alunos, docentes e técnicos administrativos) e público externo tenham acesso a informações, reflexões, práticas e conteúdos de qualidade em relação à Cultura e Comunicação. 

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Cadê a programação?

Muitas pessoas estão fazendo contato com a comissão organizadora do II Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR com a mesma questão: "Ok, cadê a PROGRAMAÇÃO? Onde me inscrevo para este evento aí?".  A explicação é que estamos confirmando os profissionais que irão ministrar as oficinas (4h/a) e mini-oficinas (2h/a) do evento, a mesa-redonda e também as atrações culturais. Mas, adiantamos algumas informações para os mais afoitos. 

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Novidade em 2011: Encontro terá apresentação do Coral UTFPR

A parceria entre a comissão organizadora do evento e o Núcleo de Comunicação e Cultura da UTFPR trará novas atrações culturais para edição 2011 do Encontro de Cultura e Comunicação. Já está confirmada uma apresentação do Coral UTFPR, com regência da professora Priscilla Battini Prueter. O Coral se apresentou recentemente no aniversário de 318 anos de Curitiba no Paraná TV 1ª edição. 



Conheça um pouco mais do trabalho do Coral da UTFPR e da regente Priscilla Battini Prueter.



Mais novidades - As apresentações culturais são uma novidade no II Encontro que também terá a exibição do filme "Quanto mais quente melhor" (1959), com a atriz Marilyn Monroe, no dia 20 de maio. A professora Cynthia Schneider, colaboradora do Encontro de Cultura e Comunicação, explica que a exibição de filmes antigos faz parte do projeto de extensão denominado MOFO para alunos de Produção de Áudio e Vídeo do IFPR Campus Curitiba. 



O projeto tem como objetivo a formação de repertório dos alunos e professores do curso, assim como demais membros da comunidade interna do IFPR. Não se trata de um exatamente de um cineclube, já que o debate é virtual, ou seja, os alunos comentam os filmes no blog do projeto. Em breve mais informações sobre as atividades culturais do II Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR. 

Coordenação divulga projeto de captação

A comissão organizadora do II Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR está realizando a divulgação de seu projeto de captação de recursos para empresas e instituições. “Temos uma equipe de captação de recursos coordenada pela Ana Carolina Brunieri que está fazendo alguns contatos, mas precisamos da mobilização de todos os que conhecem o evento ou apóiam iniciativas voltadas para a valorização da cultura e da comunicação para que este Encontro possa se realizar com muito profissionalismo” destaca a professora e jornalista Patrícia Meyer, coordenadora do evento.
O Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR é um evento gratuito e está em sua segunda edição. Estão programadas para este ano, entre 19 e 21 de maio, mini-oficinas (2h), oficinas (4h), uma mesa-redonda e diversas atividades culturais. O evento não tem fins lucrativos e não conta com recursos financeiros do governo federal. 

O porquê de organizar eventos como o Encontro de Cultura e Comunicação do IFPR

Por Patrícia Meyer, professora do IFPR e coordenadora do Encontro de Cultura e Comunicação

Alguns amigos me perguntam insistentemente o motivo pelo qual teimo em promover eventos gratuitos, com auxílio de estudantes e voltados para estes estudantes. 

Foi assim em 2009 e 2010 na Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) em que, juntamente com alunos do curso de Tecnologia em Comunicação Institucional, organizamos a mesa redonda "Na prática da comunicação: Relacionamento entre jornalistas e assessores de imprensa" e, em seguida, o "VII Encom" sobre "Comunicação Pública: Polêmica e Construção da Cidadania". Em dezembro de 2010 foi a vez do I Encontro de Cultura e Comunicação, com irrestrito apoio dos alunos que cursam Técnico em Eventos e Produção de Áudio e Vídeo. Este é o evento que se repete agora, entre os dias 19 e 21 de maio de 2011.

A promoção destes eventos, buscando um nível profissional de organização mesmo sem dispor recursos financeiros, é sempre um desafio. Ser responsável pela gestão de equipes de trabalhos compostas por 40 alunos não é uma tarefa simples. Entretanto, a teimosia se deve à convicção de que estes eventos têm contribuído para suscitar reflexões sobre aspectos fundamentais na área da comunicação. Além disso, são oportunidades ímpares de reunir profissionais e docentes de diferentes instituições, com bagagens e experiências de vida que precisam ser difundidas. 

A principal razão para seguir em frente com estas atividades é o "sim" sincero que recebemos a cada convite. Assim, esta empreitada por uma melhor comunicação e pela valorização da arte, cultura e cidadania não é apenas minha, mas um compromisso coletivo assumido por profissionais como: Carolina Cattani, Lara Sfair, Everson Mizga, Daliane Nogueira, Marcio Miranda, Suzane Gatzel, Cynthia Schneider, Juciane Branco, Rachel Bragatto, Tiago Costa Maia, Maria Rafart, Gisah Batista, Elson Faxina, Luiz Andrioli, Maria Christina Andrade Vieira, Flávia Bespalhok, Diana Moro, Marcelo Stein e Erik Feitosa. Em 2011, juntam-se a este seleto time os já confirmados Ricardo Sabbag, Luis Bourscheid, Mario Messagi, Victor Folquening, Bruna Rasmussen e Isis Tavares. Sem contar com Cássia Gomes, Luiz Vilela, Renata Ortega e Fabio Souza que sempre estão enfrentando este desafio comigo. Cada uma destas pessoas é um motivo pelo qual faz sentido manter a teimosia.